segunda-feira, 25 de abril de 2011

Escritor Angrense

Aqui temos um excelente livro de um jovem escritor angrense. Edward de A. Campanário Neto.




sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sistema prisional,cooperativismo e tecnologia.

Acho que a saída para a problemática do sistema prisional brasileiro é criarmos mais unidades prisionais, onde haja trabalho de presos como cooperativas legalizadas fornecendo parte do que o sistema prisional precisa (produtos de higiene, roupas, alimentos, etc), com sistema de segurança que abranja tela eletrificada ao invés de muros, torres com fuzis, equipamento de gravação de vídeo de todo o perímetro da unidade prisional e uma empresa tipicamente capitalista de supervisão contratada para fiscalizar a segurança da unidade.

Uma empresa fiscalizando o serviço estatal de segurança do presídio. Se o sistema de segurança vacilar é ganho para a empresa de fiscalização que consolida sua posição no mercado enfrentando corrupção. Como é mais atrativo à essas empresas a demanda que vem de fiscalizar geral os presídios do Brasil dificilmente esquemas de corrupção local se instalariam.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Consumo colaborativo

O tal consumo colaborativo é uma experiência que traz sementes de algo futurista mas pode estar sendo agrotoxizado desde o início com o padrão de consumo insustentável capitalista...

Pois pode-se estar praticando o consumo colaborativo para produtos e serviços supérfluos: jóias caras, artigos luxuosos, etc.

Então embora o termo colaborativo seja cativante temos que perguntar pelo horizonte solidário desse processo.

Na economia solidária importa é transformar as coisas, importa é crer que um outro mundo é possível e que uma outra economia acontece além da capitalista.

O mercado de trocas solidárias presente na economia de mesmo nome é pioneiro nisso que o consumo cooperativo faz.

Que o colaborativo tenha alma solidária!

Verifique:

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Voltamos à blogsofera

Depois de mais de mês sem postar estamos nós aqui de novo.

É que eu escrevo por prazer, sem obrigação, sem obsessão por prestígio, sem buscar angustiosamente sucesso neste blog.

Lanço algumas ideias somente.