A vida em sociedade é marcada por interesses divergentes que geram conflitos.
O maior deles é o de classe.
Dominantes/dominados, opressores/oprimidos, etc.
Não é o maior conflito do Cosmo mas é o maior da sociedade humana.
Havendo interesses sempre divergentes e surgindo o conflitos vez por outra no confronto dos primeiros, é aliviador lembrar que a democracia ( a tão mal falada democracia...) é o meio natural e abençoado por Deus de mediar os mesmos.
Ditaduras - autoritarismos e totalitarismos - não atendem o anseio humano de desenvolvimento verdadeiro.
Na democracia a gente assiste a um filme do Michel Moore na tv por assinatura! Um crítico ferrenho da mídia capitalista sendo veiculado na própria mídia capitalista.
Na democracia a gente assiste ao vídeo fantástico da Annie Leonard - A História das Coisas -, transmitido pela TV Câmara na Semana do Meio Ambiente de 2009, na TV Futura! Um vídeo frontalmente crítico do consumismo hipnótico das tvs comerciais sendo veiculado num canal em que a Globo tem participação vital.
Enfim, democracia. Liberdade de ir e vir, de falar e de calar, de extravasar algo já ou reter pra logo mais.
Onde a democracia não existe ou existe precariamente as divergências são tratadas de modo violentíssimo. É julgamento sumário, é execução, é massacre, é genocídio, é sofrimento apocalíptico...
Então, quando observo as dificuldades e limites da política angrense, arena de poder formada por tantos de nós, não fico tão pessimista assim. Leio coisas por aí que parece que só há mazelas e falsidade em tudo - situação e oposição.
Eu me recuso a adotar essa leitura dos fatos, me recuso a classificar abstrata e injustamente um grupo como o ético e um outro como não ético. Um grupo como quadrilha e outro como exclusivos lidadores do bem comum.
Não é ingenuidade minha não pensar assim! É possível criticar um governo naquilo que porventura estiver errando e promover mudança com isso. Mas em qualquer cidade do Brasil prefere-se à rotina menor de simplificar tudo e ao invés de criticar o erro critica-se quem erra...
Contudo estamos todos amadurecendo e a democracia brasileira está bastante apta a lidar com os interesses e conflitos de nossa nação, povo, país.
Que Angra dos Reis também transite por esse rumo mais ainda.
Um comentário:
sobre o tal concurso para Câmara, deve ter para os cargos da TV Câmara segundo a ASTRAL (assosiação das tvs legislativas),
VALE LEMBRAR QUE AQUELA PESQUISA NA ELEIÇÃO A "O TUCA QUER SABER"FOI FEITA A PEDIDO DA "GUARDA PATRIMONIAL DE SÃO PAULO"PORQUE ELA TERIA INTERESSE EM CONTRATAR UMA PESQUISA PRA SABER DAQUI DE ANGRA PORQUE?
OUTRA COISA:
COSTA VERDE NEGÓCIO DO ESSIOMAR E A EXPO-CRISTÃ;
E QUEM BANCOU TUDO ISSO, PORQUE DESDE A EPOCA DE FERNANDO JORDAO QUE DIZEM QUE VAO CONSTRUIR O TAL "CENTRO DE CONVENÇÕES" ATÉ O TUCA ANO RETRASADO DISSE QUE NÃO AJUDARIA NEM A EXPO-CRISTÃ NEM A COSTA VERDE E NEM A FITA E COM ESSA ECONOMIA IRIA CONSTRUIR O "CENTRO DE CONVENÇÕES" E ATÉ AGORA NADA , SERÁ QUE VAI SER OURA PROMESSA DE CAMPANHA SEMPRE, COMO O HOSPITAL DA JAPUÍBA QUE QUEREM COLOCAR PARA FUCNIONAR COM NEBULIZAÇÃO E TIRAR PRESSÃO?, A PALHAÇADA ESTÁ PASSANDO DOS LIMITES, VAMOS PARAR POR AÍ OK?
Postar um comentário