sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Política.

Política.

Partidos políticos, eleições, Câmaras, Assemleias, Senado, Governos, Prefeituras.

Mesmo com todas as mazelas existentes na política em todo o mundo a democracia é melhor do que ditadura, autoritarismo, totalitarismo.

Claro que política sempre há em tudo, mesmo nas ditaduras: consenso de uma parte da população sobre a conveniência do sistema adotado e dissabor da maioria desprestigiada e oprimida.

Falamos aqui da democracia especificamente. Enaltecendo-a. Mesmo reconhecendo suas mazelas.

Pior é onde não há revezamento no poder via eleitoral...

Contudo afirmamos ser futurista: financiamento público de campanha, voto facultativo, um sistema que eleja o mais votado em um dado território eleitoral, fidelidade partidária (menos no caso de se obrigar alguém a votar contrariamente à sua consciência. Ex.: aborto, descriminalização da maconha, união civil de pessoas do mesmo sexo, pena de morte, eutanásia, etc), extinção automática de partidos que durante dois pleitos não coloquem nenhum representante no Congresso Nacional.

Temos muito o que melhorar, melhorar e assim resolver pouco a pouco as problemáticas dos povos.

Claro que não sabemos se teremos tempo suficiente para transformar este mundo sem grandes sofrimentos coletivos ou se a crise sem precedentes no capitalismo junto à cataclisma natural nos forçarão a transformar este mundo em meio a muitos e enormes sofrimentos.

Nenhum comentário: