Paraty 2021.




 


"Paraty 2021 – Uma história fabulosa sobre o futuro de Paraty. Uma morte misteriosa na 19ª FLIP.” é uma nova redação do “Futurologia Literária. Uma leitura ficcional sobre o porvir de Paraty.”

Nesta obra temos quatro jovens, um filme por fazer, investidas gananciosas de uma organização vilã dos Estados Unidos, conflito, culpa, amizade, uma morte misteriosa na 19ª FLIP, suspense, perdão, etc.

Igualmente temos uma visão esperançosa sobre do futuro de Paraty. 

Descrevemos transformações ocorridas entre os paratienses, que puseram o município como modelo de cidade no amanhã.
Isto acontece a partir de um fato inesperado de grande proporção e que permitiu uma virada histórica no município. 

Paraty vai se envolver, nessa futurologia literária, em uma teia solidária que se espalhou, profundamente, lá dentro das pessoas, dos grupos, das organizações, das comunidades.
Pessoas e estruturas foram se modificando e se ligando como partes de uma rede tecida com fuxico. 

Um novo jeito de viver precisa ser cultivado aqui, ali, alhures. 

Uma nova maneira de pensar, sentir, agir. 

Uma nova maneira de lidar com dados, informações, conhecimento e saber.

Uma nova maneira de agir no trabalho, nas relações das pessoas enquanto ganham o pão de cada dia, na aprendizagem do que é essencial pra se viver. 

Um nova espiritualidade que não exclua ninguém. 

A Paraty de 2021 tem em seu dia a dia saberes, valores e ações que, juntos, harmoniosamente, fazem dela uma referência a ser imitada. Um ideal contrário aos que dominam as coisas, prejudicando a maioria das pessoas, atravessa o município. 

Uma nova visão de ciência que faz ligação de conhecimentos , economia solidária, economia de comunhão. economia criativa, comércio justo e solidário, mercado ético, educomunicação, educação a distância, sustentabilidade, software livre, esperanto, cooperativismo, auto gestão de empresas, comunicação social comunitária (Rádio e TV nas escolas), diálogo interreligioso, redes de trocas solidárias, orçamento participativo virtual, reforma agrário-urbana, mudanças no cotidiano do poder com democracia participativa autêntica, etc. 

Esses temas estão enraizados nessa Paraty de amanhã onde o mais importante não está no capital, mas sim na pessoa humana. O capital é utilizado para o desenvolvimento das pessoas. Não algumas, todas! 

É o progresso do povo paratiense sinalizando o progresso dos povos.

Hospital, aeroporto com capacidade para vôos comerciais, museu, teatros, porto náutico, cinemas, universidade comunitária, etc. Estabelecimentos reais e diferenciados nessa Paraty imaginada. 

Uma Paraty criativamente socializadora de estruturas e serviços em prol do desenvolvimento humano. Uma Paraty socializante. Uma Paraty que vai para um socialismo que não está escrito nos livros. Uma Paraty diferente, que convive com o mundo capitalista sem ser capitalista. E sem fazer propaganda do seu novo modo de vida coletivo. 

A Paraty do porvir é solidária e cheia de brilho! Todavia isso seria possível? Existe algo de acreditável nisso? 

O Caminho do futuro está por ser caminhado!

Comprove, ó leitor!