Eis um vídeo impressionantemente significativo: A História das Coisas com Annie Leonard.
São 18 minutos de esclarecimentos que não se vê por aí com tanta facilidade.
O principal mérito do vídeo, na nossa opinião, é esclarecer que a reciclagem tem o seu valor mas que sozinha jamais dará conta da questão dos resíduos sólidos.
A uma década temos falado que a ênfase que se dá na tal da reciclagem é na verdade uma ideologização dela.
Ideologia: mascaramento da realidade para fins manipulativos.
A mídia convencioanl tem interesse em supervalorizar a reciclagem pois assim evita falar do essencial a respeito e ainda faz média que "está ajudando o meio ambiente".
As escolas infelizmente, muitas delas, permanecem alienadas quanto ao tema. Enaltecem tanto e tanto a tal da reciclagem e perdem a oportunidade ímpar de esclarecer realmente sobre esta questão.
Mas do que estamos falando realmente? Estamos falando dos lógicos, necessários e desprezados 3Rs.
Reduzir. Reutilizar.Reciclar.
Para dar conta do desafio do lixo na sociedade contemporânea, não só do lixo mas da escassez de recursos naturais e aquecimento global e etc, precisamos primordialmente mudar nosso padrão de produção e consumo. Precisamos reduzir o consumo, consumir o necessário, consumir conscientemente.
De tudo aquilo que compramos o que daria pra reutilizar: concertar, emendar, trocar solidariamente, etc?
Por fim, daquilo que constitui o nosso lixo o que podemos encaminhar para reciclagem?
Os 3Rs não são um modismo e sim emergem da própria dinâmica do dia a dia. Pode uma cidade inteira reciclar com projetos estupendos que se o consumo dela por irresponsável , inconsciente, alienado, tipicamente capitalista/individualista, estará alinhada aos destruidores insustentáveis do planeta! Reciclou x mas o que consumiu tenebrosamente saqueou o planeta em 5x, por exemplo.
Pois bem, é isto o que Annie Leonard nos traz com uma linguagem direta, com uma visão sistêmica juntando todos os responsáveis pela situação atual do planeta. Nós, os políticos, os empresários, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário