sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ideologia

Adotamos a noção de que ideologia é um mascaramento da realidade.

Uma coleção de ideias que se cultiva, nem sempre claramente, e que ofusca a percepção adequada da realidade.

Ideologia nesse sentido é muito prejudicial.

A ideologia de "fazer caridade" entre alguns segmentos tradicionalmente ricos nos Estados Unidos faz com que se financie tantas e tantas obras assistenciais lá e no mundo. São fundações desse e daquele milionário. Os mesmos que financiam guerra, financiam campanhas de candidatos guerreiros... Quando não se descobre isso fica a impressão de que existe uma falange de maravilhosos e generosos homens de bem da América... Há, sem dúvida, nem toda fundação está alinhada com coisas ruins. Mas no geral não se percebem estas relações de doação para o bem e para o mal. A ideologia presente nessas cabeças e corações tampa a visão correta das coisas...

Lembremo-nos da música para saciar a fome na África da década de 80. Muita emoção, muita mobilização de duração efêmera. E cada um dos envolvidos continuou no seu estilo de vida consumista, individualista, luxuoso, ideologicamente perverso.

Claro que entre artistas de cinema tem havido um ativismo mais concreto.

Mas fica sempre a ideologia capitalista capturando os horizontes e no fim se faz questão do vinho caríssimo, da jóia caríssima, da grife caríssima, da badalação caríssima, da mansão carísssima, etc.

Nenhum comentário: