terça-feira, 12 de julho de 2011

O sujeito tem o mesmo carro a dez anos!

No canal National Geografic está passando vez por outra a história da Google.

Muito interessante: as cores da marca vem dos blocos de lego com que fizeram o primeiro gabinete de computador pois a dupla genial não tinha dinheiro pra comprar um industrial, começaram na casa de uma amiga num dos cômodos, muito esforço/pesquisa/criatividade para criar o mecanismo de busca mais rápido que existe e mais abrangente.

O melhor: entraram no mercado de ações recusando apoio de poderosas empresas e situaram-se perante o pequeno e médio investidor!

Que são dois jovens que se juntaram isso é notícia comum mas o documentário desvela: são filhos de professores universitários na área de exatas, um deles é descendente de russos (famíia viveu sobre a égide do comunismo), não ostentam a riqueza que acumularam ( e espero que num futuro a médio prazo eles a empreguem socializando-a.

Creio que não fazem isso já porque precisam de uma reserva prudente pra qualquer ameaça ao fabuloso sonho deles de interconectar o mundo cada vez mais), um deles tem o mesmo carro a dez anos!

Acho que a Google vai nos surpreender ainda mais no futuro.

E se Bill Gates doará sua fortuna para universidades, institutos de pesquisa, etc sinto que a dupla googueira fará algo mais surpreendente.

Eu já sugeri a eles por e-mail que invistam em cooperativas pois um outro mundo é possível. Como diz Boaventura: é possível produzir e consumir para além do capital. Ou como diz o Forum de Economia Solidária no Brasil: uma outra economia acontece!

O recente desequilíbrio financeiro entre países ricos faz a gente lembrar que o capitalismo está tendo outra crise. Este doente não vai aguentar não. Para o alívio da maioria da população!

Nenhum comentário: