terça-feira, 9 de agosto de 2011

Carlos Mambucaba: liderança cultural


O que caracteriza um líder?

Uma visão de futuro. Uma boa administração de conflitos. Um empreender.

Uma ideia. Um sentimento. Uma ação.

Várias.

Assim tem sido a trajetória de José Carlos Almeida o pioneiro Carlos Mambucaba.

Quando ninguém imaginava juntar as pessoas ligadas à literatura, música e artes ele já visualizava uma forma de aglutinar os talentos espalhados no quarto distrito de Angra dos Reis.

Quando a indiferença, resistência e desânimo surgiram soube seguir adiante. Com sabedoria me convidou duas vezes para participar deste processo de resgate cultural comunitário. Disse não na primeira vez, meses depois ele insistiu e eu fui convencido.

Fazer coisas acontecerem. Sair do plano teórico. Numa palavra: empreender! Assim que o grupo de literatos, músicos, amigos destas expressões culturais, etc se juntaram iniciou-se também a sequência de eventos pequenos, simples mas que iam dando o compasso da coisa.

Hoje o Grêmio Cultural criado por Carlos Mambucaba é um fato novo na divisa entra Angra dos Reis e Paraty.

O GLAPMM hoje é um grupo amadurecido que se reúne mensalmente no Espaço Cultural da Sub Prefeitura em Mambucaba na Avenida Francisco Magalhães de Castro perto do Posto de Saúde.

Nessas reuniões abundam literatura e música e arte. E compartilhamos comes e bebes.

Nos vários eventos já criados pelo GLAPMM sob a liderança de Carlos Mambucaba incentivou-se a leitura de livros, a contagem de histórias, a declamação de poesias, o surgimento de novos escritores.

Com seus vários livros publicados é o CULPADO por me tirar do "planejamentismo interminável" e ter publicado o romance "Paraty 2021".

E se neste primeiro romance decidi enaltecer a esposa e filhos na dedicatória, natural prioridade afetiva, no segundo romance intitulado "Mambucaba" é inevitável fazer referência a esta liderança cultural mambucabense.

Por essas e outras que Carlos Mambucaba participa do Conselho Municipal de Cultura de Angra dos Reis no setor de literatura com legitimidade.

Como defino Carlos Mambucaba? Ele é o Cara! Multimídia: mágico, poeta, palhaço, compositor, escritor, ator, escultor, ativista cultural, etc.

Carlos Mambucaba: um escritor que está expandindo sua influência com seus textos publicados em livros didáticos e sendo lidos por milhares de crianças, na Picareta Cultural, no Comitê Comunitário do Parque Mambucaba enquanto existiu, no já mencionado conselho da CULTUAR, na Off-FLIP onde foi em 2011 um dos autores, recebedor da Medalha do Mérito Brasil dos Reis, etc.

Nenhum comentário: