Eis o Link para o texto: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B8lH-Bf_lFGAMDIzNzM1ZDUtZDcwZi00ZmI3LTkwYjAtOWFlOWZjZTQyZmRh&hl=en_US
Uma referência imprescindível ao nosso debate angrense, democrático e transparente sobre educação: o texto do Plano Municipal de Educação.
Ele reflete uma consciência coletiva que já alcançamos em termos de ideal educativo para Angra dos Reis. Um processo que culminou em 2010.
Debatido entre os profissionais da área, com alguns segmentos da sociedade (poderia ter sido mais contudo houve omissão da sociedade organizada... Ex.: ninguém da UFF participou oficialmente, ninguém do SENAC e SEBRAE enquanto agências de fomento ao desenvolvimento, etc) e na Câmara Municipal.
O referido Plano está aquém do que precisamos em alguns pontos (por exemplo: minha sugestão de se criar a TV Universitária não vigorou... Isso num Plano com horizonte de 10 anos...se hoje já é facílimo criar...) mas não nos basearmos nele em nossos debates seria ignorar um processo em curso.
Cabe-nos, enquanto sociedade, acompanhar a implementação dele.
Eu, desde já, aponto como principal falha nele, sem desmerecer sua importância estratégica, é que na Conferência Municipal, que sintetizou as discussões e contribuições havidas, a maioria dos participantes era da rede pública municipal.
Mas o Plano Municipal de Educação é algo mais abrangente. Na forma ele abrangeu o que deveria mas no conteúdo ficou devendo por causa da ausência de demandas do terceiro setor e iniciativa privada com suas falas e experiências próprias.
Da parte da PMAR a principal falha foi a divulgação deficiente. Disseram-me que o local escolhido também foi ruim pois foi no Colégio Naval. Não concordo. Os atores sociais que deveriam participar da Conferência têm facilidade de ir lá. Seria diferente se fosse uma Conferência de Assistência Social por exemplo.
Bem, já me estendi demais...
Leiamos o texto do Plano Municipal de Educação de Angra dos Reis e em torno desse rumo criado coletivamente avancemos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário