Ontem assistimos a uma notícia sobre assalto a loja de luxo onde houve apropriação indébita de canetas que custam o valor de uma casa própria...
Se produzem isso é devido aos que compram...
Quem compra? Quem quer mostrar a sua superioridade, quem quer se sentir numa atmosfera de exclusividade e de megasumaimportância pessoal...
Quem investe numa loja assim...
Quem fabrica...
Quem compra é uma pessoa egolátrica e alienadora. Mais do que alienada. Fomenta a alienação em outrem.
E a mídia? A mídia só noticia o assalto. Não reflete sobre a desigualdade subjacente à situação dramática que originou a notícia.
A mídia tradicional busca impor a noção de que é natural uns terem muitíssimo e a maioria não ter nada.
Sinto que está introjetado na mídia: o mundo é dos que conseguem se sobressair, pior para quem não se esforçou o suficiente.
Assim cultiva-se uma noção equivocada de competição. A competição não é ruim em si mesma, nem o mercado. Mas as condições de favoritismo e de exclusão deturpam o fator competitivo na sociedade.
A vida e a evolução das espécies dentro da vida é algo mais do que competição. Ao lado da competição há a cooperação. Maior do que a competição há a cooperação. Isso demonstra a biologia de Maturana que aprofunda Darwin e o supera já que o mesmo tem imensas lacunas em sua teoria.
Quem usa uma caneta de duzentos mil reais consegue se relacionar com Deus com a consciência tranquila?
Se o relacionamento for autêntico achamos que não.
Se o relacionamento for obscurecido por uma ideologia qualquer...tudo se justifica...
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