A primeira impressão que tivemos desse evento foi a de que seria mais uma apropriação midiática e reducionista do ideal de sustentabilidade.
A mídia tradicional sempre divulga temas, iniciativas, causas no sentido de ir moldando-os e deturpando-os e amenizando a força contestadora original que porventura tenham.
E ficamos sondando: falou-se sobre reciclagem nas propagandas mas não em redução do consumo/consumo consciente...
Insiste-se na apologia à reciclagem pois isso não modifica o padrão de consumo insustentável e deletéreo...
Mas aos poucos fomos refletindo sobre a importância de se estar dentro de um sistema para introjetar uma mensagem de confronto.
Aí fomos surpreendidos duplamente: ignorávamos uma tal banda chamada Rage Against the Machine e sua força virulenta, sua postura mobilizadora, sua atuação eficaz, seu discurso concreto.
Ignorância. Descobrimos as qualidades desta banda recentemente.
Não admiramos muito a melodia, não verificamos grandes construções poéticas nas letras, mas identificamos um jeito adequado de expressar uma raiva contra a máquina capitalista.
Rage Against the Machine: contra o imperialismo norte-americano, contra a censura, contra o racismo, contra a guerra no Iraque, contra o neo-nazismo, etc.
Contra não apenas nas letras mas nos atos: tentar fazer um show de protesto na convenção do partido republicano é demais. Depois de impedidos de se apresentar insistir num show sem palco, sem som, usando apenas um megafone é demais. Fazer um clip em Wall Street questionando o capitalismo é demais. A bolsa de valores fechou nesse dia mais cedo!
E nosso arrebatemento emocional chegou a um clímax quando constatamos que uma das músicas tocadas por eles foi dedicada ao MST - Movimento dos Sem- Terra, que um dos integrantes da banda colocou um boné do MST enquanto tocava, que a Globo interrompeu a transmissão do Show nesse ínterim.
Puxa: a Globo interrompeu a transmissão! E além de tudo a banda doará parte do cachê para o MST! Isso é atuação eficaz, isso é inteligência criativa, isso é comprometimento real com a causa das pessoas!
Eles vieram ao Brasil e identificaram o movimento mais carente de apoio midiático, de endosso internacional, etc e deram um recado estratégico.
Esse pessoal nos cativou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário