quinta-feira, 30 de junho de 2011

Duas datas nervosas.

Eis duas datas importantes para o fortalecimento da democracia brasileira: 07 de outubro de 2011 e 9 de maio de 2012.

Com relação às eleições costuma-se dar ênfase em umas datas em detrimento de outras.

Essas duas datas são pontos sensíveis de todo o articular político na sociedade.

Até 07 de outubro de 2011 fica definido em que partido uma liderança política qualquer estará para disputar a próxima eleição. É, digamos, o clareamento de um mercado concorrente.

Até 09 de maio de 2012 fica definido quantos eleitores estarão aptos a votar num determinado lugar. É o mercado consumidor.

E é com base nessas duas informações que uma campanha eleitoral baseada no Marketing começa a funcionar. Afinal a pesquisa é a base do Marketing e deve estar fincada em dados atuais e objetivos. Não me refiro à pesquisa eleitoral e sim à investigação sobre necessidades e desejos do eleitor concreto do lugar.

O Marketing, enquanto parte da Administração, é um esforço legítimo de gerir as expectativas e necessidades das pessoas. O engodo, a falsidade, o ataque à vida pessoal de adversários é errado e não necessariamente é Marketing. Em outras palavras é decisão política baseada em conselhos de marketeiros que extrapolam o seu fazer...

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